top of page

Chefe ou líder?

Atualizado: 3 de mai. de 2024

A imagem sugere uma líder em reunião com a sua equipe.
Reunião de equipe

Foto por Rebrand Cities em Pexels.com

Elis era uma servidora pública municipal de carreira. Era casada, tinha 02 filhos. Muito responsável, Elis era Faxineira e cativava a todos com sua reverência e alegria contagiante. Era subordinada a Sandra, gerente da unidade. Havia 03 anos que Elis trabalhava no mesmo setor. A cada dia mais ela ia buscando o seu espaço, procurando auxiliar em todos os processos da atividade laboral. Sandra, como uma boa líder, observava o comportamento de Elis e sempre que possível a pedia para substituir alguém em determinadas funções administrativas. A capacidade de adaptação de Elis era observada de perto por Sandra, que sempre a motivava a desenvolver uma nova performance. Sandra percebeu que com o desenvolvimento das habilidades de Elis poderia ter mais um colaborador no atendimento da unidade e com isso, incentivou Elis a voltar a estudar. Sandra acreditava que para a função administrativa o conhecimento técnico era um quesito necessário, logo, Elis estava matriculada no Telecurso para conclusão do ensino fundamental e médio. Sandra sabia que Elis tinha vários problemas familiares. Filhos adolescentes, discórdia conjugal e para atenuar estes problemas, bem como não deixar Elis tirar o foco dos estudos, Sandra criou a "primeira hora" do café nas segundas-feiras. Sandra percebeu que de terça em diante, Elis apresentava um outro tipo de comportamento. Achava ela mais ríspida com os colegas de trabalho, menos intolerante com os atendimentos e, principalmente, via uma tristeza profunda em seus olhos. Foi aí que Sandra tomou a decisão da primeira hora do café nas segundas. Com isso, Elis compartilhava seus problemas junto à Sandra e demais colegas, assim, também, os outros colaboradores faziam. Passaram-se os anos e a história teve sim um final muito feliz. Elis concluiu o ensino fundamental, o ensino médio e se preparava para dar um salto maior – a tão sonhada faculdade. E pasmem vocês, leitores! Elis graduou em Serviço Social! Para Sandra o sentimento que fica é o de gratidão por, de fato, ter tido empatia pelo próximo, a ponto de mudar uma realidade!


E você, tem sido um líder ou um chefe?


O nível do cargo é o mesmo, mas a diferença entre os dois é desmedida. O chefe obedece à uma máxima antiga, onde estabelecia que “manda quem pode e obedece quem tem juízo”. O chefe dita as ordens e a equipe segue as regras, tem postura autoritária e na maioria das vezes, a arrogância sobressai.

Hoje, na administração moderna, substituiu a nomenclatura de chefe para líder.

Quando falamos em liderança, falamos de como lidar com gente. Falamos de características essenciais para o desenvolvimento da liderança transformacional, como, empatia, flexibilidade, respeito e atenção. O líder tem o dever de orientar e direcionar sua equipe, buscando superar as adversidades pelo bem comum. Ademais, é papel do líder enxergar potencialidades nos seus subordinados e desenvolvê-las.

O diferencial competitivo de uma empresa é o seu know-how, logo, o líder ideal é aquele que observa os talentos que uma organização possui e busca refiná-los.


Fez sentido pra você?



Commentaires


bottom of page