top of page

Competência profissional

Atualizado: 4 de mai. de 2024

Deixei o meu currículo na Empresa X para a vaga de Auxiliar Administrativo. Durante o processo seletivo descobri que me faltaram algumas competências necessárias ao cargo. Acabei não sendo selecionada, mas pude atualizar competências necessárias ao mercado de trabalho.

A imagem sugere uma pessoa preenchendo um currículo profissional.
Currículo profissional

Foto por cottonbro em Pexels.com

Várias pessoas perdem excelentes oportunidades de trabalho por estarem desatualizadas em sua competência profissional. Na era da administração moderna, a Gestão por Competência tem garantido destaque fundamental para o RH. A principal função de um processo seletivo é buscar um profissional que esteja dentro dos parâmetros descritos na vaga, sendo certo que as competências comportamentais, também conhecidas como soft skills, tem tido um peso 2 nas contratações. Neste sentido, este artigo traz uma explicação sobre o significado de Competência, com o intuito de auxiliar o leitor a refletir sobre o seu perfil profissional.

Descobrindo o C.H.A das Competências

O termo competência significa um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que um profissional precisa ter para desempenhar um bom trabalho. Associa-se ao termo, as siglas C – conhecimento, H- habilidades, A- atitudes. Antigamente o profissional era avaliado pelos conhecimentos e habilidades necessários ao cargo. Atualmente, as características comportamentais, ou seja, as atitudes exercem maior influência na contratação, pois, comportamentos não assertivos como, falta de empatia, falta de trabalho em equipe, falta de iniciativa e de comprometimento, por exemplo, afastam todas as chances do candidato ser contratado.

Conhecimento

Significa o saber, o domínio da área profissional que ocupa. Como exemplo vamos utilizar a ocupação de auxiliar administrativo. Nesse quesito é avaliado se o candidato está com os conhecimentos da função atualizados. Se nessa etapa estiver em disputa, um candidato que fez apenas um curso de informática, há 15 anos atrás e não domina o básico do Word e Excel, provavelmente já seria eliminado do processo seletivo, pois para o bom desempenho da função administrativa, o domínio do office faz-se necessário.

Habilidade

Aliado ao conhecimento, as habilidades são necessárias para um melhor desempenho da função. Seria o saber fazer, ou seja, eu tenho o conhecimento da função de auxiliar administrativo e também sei trabalhar na função, acumulando uma vasta experiência no currículo.

Atitude

Atualmente, as competências comportamentais estão entre as mais avaliadas pela área de RH. Você pode até duvidar, mas é fato que, como critério de seleção, alguns recrutadores avaliam os seus perfis nas redes sociais. Logo, para quem pensava que poderia postar o que quisesse nas redes sociais, sinto informar, ledo engano. Ao sair da empresa, você carrega consigo a imagem dela. E é válido lembrar que hoje estamos vivendo na era do “cancelamentos”. Exemplos de atitudes negativas que acontecem nos estabelecimentos comerciais provam que, não somente os envolvidos na questão, mas também, a própria empresa, na maioria dos casos, é cancelada.


Melhorando as suas soft skills


As pessoas constroem seu histórico profissional com base na sua vivência pessoal. A maioria das habilidades comportamentais, no entanto, podem ser desenvolvidas e/ou aperfeiçoadas. São elas, habilidades mentais, sociais, comportamentais e emocionais. Cursos como liderança, autoconhecimento, dentre outros, são essenciais para o desenvolvimento de habilidades importantes no desempenho de qualquer função.

Agora que você já sabe a importância do C.H.A da competência, o que pretende mudar em suas ações e comportamentos?

Commenti


bottom of page