top of page

Medo – aliado ou inimigo? Como conduzir a gestão das suas emoções?

Atualizado: 3 de mai. de 2024

Considere este caso totalmente hipotético: Caroline é casada e mãe de um filho de 06 anos. A Família reside na zona rural, onde Caroline auxilia o marido Antônio nos afazeres rurais. Caroline sempre morou na zona rural, gosta desse clima campestre, da natureza exuberante e das criações. Ocorre que Antônio tinha um vício, o qual a cada dia se afundava mais, o alcoolismo. E nos últimos tempos a situação se agravara ainda mais, pois o vício o afastava das suas responsabilidades. Caroline teve de suprir a ausência do marido nas responsabilidades do dia-a-dia, tornando-se chefe de família. No decorrer dos dias, o comportamento de Antônio piorou ainda mais, pois além da bebida, da ausência nas responsabilidades, veio junto, a agressividade e Caroline se viu de frente com o caos. Teve de tomar uma decisão. Escolheria dar mais uma chance ao seu marido ou terminar o seu relacionamento e construir uma nova vida com seu filho. Optou pela segunda opção. Veio da fazenda para a cidade, com a cara, a coragem e o filho. Na cidade conseguiu o apoio de pessoas de bem que a acolheram. Logo se estabilizou com um emprego de vendedora. Não tinha experiência, porém, o que foi determinante na sua contratação foi a coragem para tomar a melhor decisão de sua vida, ou seja, provocar a mudança necessária para uma melhor qualidade de vida.


E você, tem tomado decisões importantes em sua vida e cuidando da gestão das suas emoções?


Casos como este são passíveis de acontecer no mundo real. Quantas pessoas vivem aprisionadas num relacionamento sombrio, sofrem, mas não conseguem tomar uma decisão assertiva. Quantas talvez se sentem totalmente inseguros em tomar uma decisão no ambiente de trabalho, onde o clima esteja tenso. Seja qual for o medo que você sente, saiba que é preciso dominá-lo a ponto de tê-lo como seu aliado. E não é tão simples assim, pois exige um amadurecimento, ou seja, um processo de autodesenvolvimento pessoal.

Várias pessoas perdem excelentes oportunidades na vida por deixar o medo influenciar o seu pensamento ou comportamento. Cuidar e gerir as suas emoções é fundamental para a sua saúde mental. Mas como fazer para ter o medo como meu aliado?


5 situações para afugentar de vez o medo da sua Vida:

1 – Enfrente seus medos. Talvez pra você seja só mais uma frase clichê, mas experimente dominar o medo e fazer dele o seu refém.

2 – Supere seus desafios. Toda vez que você se deparar com algo que te exigirá uma coragem fora do comum para fazer, faça e depois, comemore!

3 – Reconheça suas fraquezas. Para que você possa afugentar o medo de vez da sua vida, você precisa se conhecer profundamente, buscando uma interiorização profunda no seu ser, levantando informações importantes como: o que eu gosto/ o que eu não gosto, o que me faz sentir bem/ o que não me faz sentir tão bem, minhas percepções sobre as pessoas que estão ao meu redor/ minhas percepções sobre as pessoas que são meus ídolos.

4 – Tenha cuidado com as crenças limitantes. Faça um inventário sobre você. As crenças tem um poder fundamental em nossos pensamentos e comportamentos. Elas são formadas na nossa fase de criança, passa pela fase de adolescência e se modela na fase adulta. Tais crenças tem o poder de destruição na nossa vida, como, crença do dinheiro (quando as pessoas acreditam que não podem viver em abundância) crença de merecimento (quando as pessoas não acreditam que merecem suas conquistas), dentre outras.

5 – Pratique a meditação. A meditação possui vários benefícios para a nossa saúde, dentre eles destaco o ponto de equilíbrio. Quando você se conecta com o seu “Eu Superior” passa a perceber o quão magnífico e complexo é o ser humano criado por Deus. Você se sente mais confiante em si, passa a se conhecer melhor, consequentemente você conseguirá dominar seus medos e superar seus desafios.

Faz sentido pra você?


Deixe aqui o seu comentário!

A imagem de uma mulher sem olhos sugere a predominância do medo em sua vida.
Mulher paralisada pelo medo

コメント


bottom of page