top of page

Você tem um Plano B? Como seria a sua adaptabilidade em caso de mudança?

Atualizado: 3 de mai. de 2024


O tabuleiro de xadrez faz alusão com o mercado de trabalho, onde o trabalhador precisa se adaptar às condições do ambiente.
Tabuleiro de xadrez

Janaína sempre foi uma profissional exemplar. A responsabilidade e o comprometimento com o resultado sempre foi o seu ponto forte. Todavia, muito participativa dos projetos de crescimento da empresa, galgou sucesso com a graduação em Administração de Empresas, passando a exercer um cargo de alto comando na empresa onde trabalhava. Neste cargo, Janaína completou 10 anos de empresa. Já se sentia como parte da empresa, fazia planos longos com relação aos seus sonhos, não tinha medo de ousar, de sonhar. Como ela era muito bem reconhecida financeiramente, não pensava jamais que um dia a sua situação fosse mudar. Seus filhos cresceram e como Janaína sempre os incentivou a estudar, chegava a hora em que todos esses ensinamentos viessem à tona. Como a empresa cresceu, houve necessariamente uma mudança nos processos de gestão. Uma reengenharia teve de ser feita e, buscando uma melhor solução economicamente viável à empresa, os gestores decidiram por cortar altos salários na organização, como mediada temerária mas necessária para não ter prejuízos maiores. Acontece que ninguém estava preparada para tal situação e o desespero tomou conta da situação. Janaína estava desesperada, pois nunca havia pensado que uma situação desta poderia acontecer. Foram tantos anos na empresa que já estava automatizado suas funções. E agora? Janaína não sabia fazer outra coisa. O mercado na sua área de atuação estava concorrido e Janaína não havia se atualizado. Sem planos alternativos, amargou na fila do desemprego por 02 (dois) anos, até que se encaixou novamente como gerente de restaurante.



A pergunta que fica é: Se você perder o seu emprego hoje, por quanto tempo sobreviveria desempregado(a)?


Pensando em tempos de pandemia, qualquer situação é recorrente. Pessoas perderam o emprego, o qual há muitos anos consistia na sua principal renda familiar. Mulheres chefes de família, jovens em caráter de primeiro emprego, empreendedores que acabaram de inaugurar seu pequeno negócio e grandes empresas que acabaram de investir na qualidade de seu empreendimento, todos estes tiveram que desenvolver a habilidade de adaptabilidade.

Muitos lamentam até hoje as perdas que tiveram, enquanto outros já estão se acostumando ao “novo normal”. Nesta pandemia ouvi uma frase que marcou-me profundamente: ” na crise, enquanto uns choram, outros vendem lenços” e esta frase me fez refletir bastante sobre a abundância de coisas que podemos explorar.

Vários cursos gratuitos estão disponíveis nas plataformas digitais ou nas redes sociais. São cursos que despertam a curiosidade e também revelam suas potencialidades. Portanto, cabe a você começar a pensar em ter um plano B e descobrir os seus potenciais. Comece por fazer um levantamento das 5 coisas que você mais gosta de fazer e se ganhasse dinheiro com isso, faria muito mais feliz. Agora comece a filtrar até que reste apenas 01 opção.

Pronto. Feito isso agora é desenvolver e ser feliz!

Comentários


bottom of page